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Caminhão Usado

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Os caminhões usados são uma ótima forma de economizar dinheiro. O caminhão semi-novo e o usado devem ser avaliados para conferir se o preço está de acordo com o estado de conservação do veículo. Compare preços de caminhão usado.

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O que é
Foto de CaminhãoCaminhão é o mais versátil e utilizado meio de transporte de cargas no Brasil. Adaptável para percorrer longas distâncias em rodovias ou para trafegar em trechos urbanos e fazer serviços de entrega porta a porta, o caminhão é a opção mais comum que comerciantes e industriais se utilizam para distribuir seus produtos nos mais distantes pontos do mundo.
A facilidade em desempenhar inúmeras tarefas não está só no caminhão em si, mas também na carroceria dele. Os formatos mais conhecidos de carroceria são: baú (transporte fechado de cargas), caçamba, carga seca, graneleiro (transporte de grãos), muck (carroceria com um guindaste acoplado), tanque, gaiola (transporte de gado), trio elétrico, entre outros. Teoricamente, seguindo as normas de dimensões e peso máximo impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), qualquer formato de carroceria pode ser projetado.

Como escolher

Há cinco tipos básicos de caminhões: os veículos urbanos de carga (VUC), toco ou semi-pesado, truck ou caminhão pesado, cavalo mecânico ou caminhão extra-pesado e cavalo mecânico trucado ou LS. A diferença básica entre eles está nas dimensões e, principalmente, no número de eixos que compõem o caminhão, segundo normas da Contran. Como são veículos que transportam altos volumes de carga, os pneus exercem forte pressão no asfalto e, desta forma, acelera a desgaste da via. Portanto, o peso transportado deve ser distribuído proporcionalmente aos eixos, isto é, quanto mais peso transportado, mais eixos o caminhão deve ter para distribuir o peso aplicado da carga na estrada.


Veículo urbano de carga (VUC) é ideal para se transitar nas avenidas e ruas da cidade, com dimensões pequenas de no máximo 2,2 metros de largura e 6,3 metros no comprimento, o total de carga transportada por essa categoria é de três toneladas. Esse é tipo de caminhão permitido pela prefeitura de São Paulo transitar na cidade em horário comercial.


Toco, ou semi-pesado, é um caminhão de porte maior que o VUC em dimensões e capacidade, isto é, o comprimento é de 14 metros de comprimento no máximo e o dobro de capacidade de carga – 6 toneladas.


Truck, ou caminhão pesado, são os caminhões ideais para percorrer grandes distâncias em rodovias. Há um eixo duplo na carroceria que permite uma carga de até 14 toneladas e um desses eixos é responsável pela tração do veículo. Sua dimensão é a mesma do semi-pesado, 14 metros.

 

Cavalo mecânico ou caminhão extra-pesado: é o conjunto de cabine, motor e rodas com eixo simples (duas rodas de tração) sem carroceria fixa, o que faz com que ele tenha a possibilidade de ter qualquer carroceria engatada. Ideal para rodovias e para percorrer grandes distâncias.


Cavalo mecânico trucado ou LS: possui quase a mesma composição do cavalo mecânico, com a diferença de possuir um eixo duplo ao invés do simples. Desta forma, o peso da carga se distribuir melhor, o que lhe confere uma maior capacidade de carga na estrada.
Por ser a forma mais comum de transporte de cargas no Brasil, há inúmeros fabricantes ofertando caminhões no nosso mercado.

Características
Eixos
Os eixos são responsáveis não só pela tração, como também pela distribuição do peso da carga na estrada. Quanto mais eixos um caminhão tiver, maior o volume ele poderá transportar sem ser multado.

Cabine

Cabine é a parte do caminhão onde o motorista dirige e controla o veículo. Bancos, direção, controles e painéis são a composição básica da cabine. Por ser o local que os caminhoneiros mais passarão o tempo, os caminhões modernos são montados com cabines altamente sofisticadas e confortáveis para uma viagem tranquila e segura.

 

Motor
O motor é a parte responsável pela tração do veículo, a maioria dos motores de caminhões utiliza combustível diesel. A potência dos motores varia de 80 cavalos para até 750 cavalos-força, tudo depende do tamanho da carga que será transportada.

Carroceria
É a parte traseira do caminhão e onde a carga será armazenada para transporte. Há inúmeros formatos e projetos possíveis para carrocerias, desde que respeitem as normas do Contran. Essa diversidade da carroceria é o que torna o caminhão um veículo extremamente versátil para transportar praticamente todo tipo de carga.

Marcas
Caminhão FordCaminhão Ford

A Ford construiu a sua primeira fábrica de caminhões no Brasil em 1957. Para acompanhar o mercado nacional por tanto tempo e conseguir se consolidar, ela se mantém atenta a cada detalhe e atrás de construir um caminhão robusto, versátil e econômico, com boa mecânica  e chassi reforçado.

Caminhão Navistar

Caminhão Navistar International

A montadora americana, estabelecida em 1998 no Brasil, manteve sua operação comercial em nosso mercado até 2003, após este ano, ela atendeu ao mercado externo. Em 2010, retorna às operações comerciais em solo brasileiro em caminhões pesados e semi-pesados, com a aposta da marca em trazer tecnologia e design tipicamente norte-americano para o caminhoneiro brasileiro.

 

Caminhão Mercedes

Caminhão Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz foi responsável pela concepção e invenção do caminhão em pleno século XIX, na Alemanha. Seu pioneirismo não estacionou no passado, ela se estabeleceu no país em 1956, o que a torna a montadora mais antiga de caminhões em solo nacional. Sua consolidação no Brasil é comprovada pelo leque de caminhões que comercializa, de leves à extrapesados.

 

Caminhão Scania

Caminhão Scania

A empresa sueca desembarcou no Brasil em 1957, na cidade de São Paulo, e logo se tornou uma referência no mercado brasileiro. Estabeleceu-se rapidamente, com estrutura para produção nacional dos motores a diesel utilizados na montagem. Criadora do conceito de cabina avançada ou “cara chata”, além de ser a primeira a oferecer comercialização por um programa nacional de consórcio.

 

Caminhão Volkswagen

A chegada ao mercado brasileiro, em 1981, foi marcada pelo lançamento do primeiro caminhão movido a álcool, o caminhão leve E13. As novidades não pararam. Três anos mais tarde, um caminhão de grande porte movido a gás metano/biogás foi criado. O investimento em tecnologia foi o norteador da marca e, em 1996, a empresa inaugurou, em Resende, RJ, o Centro Mundial de Desenvolvimento dos Caminhões e Ônibus Volkswagen, a prova final da busca incessante por um caminhão de ponta para o caminhoneiro.

 

Caminhão Volvo

Foi em 1979 que a empresa sueca Volvo estabeleceu, em Curitiba, suas atividades de produção no Brasil de caminhões pesados e semi-pesados. Seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento na área de segurança a tornou mundialmente reconhecida por minimizar os riscos de acidentes em estradas, oferecendo um produto mais seguro que os demais concorrentes.

Curiosidade

Cidade dos Caminhoneiros

A cidade brasileira São Marcos, localizada no Rio Grande do Sul e a 30 quilômetros de Caxias do Sul, é conhecida nacionalmente como a “Cidade dos Caminhoneiros”. Possui um caminhão para cada 12 habitantes, com cerca de 20 mil habitantes, podemos projetar mais de 1.650 caminhões registrados na cidade.

O Maior Caminhões do Mundo

O Caterpillar 979B é o maior caminhão do mundo, pesa 600 toneladas vazio, tem 7,6 metros de altura, 14,5 comprimento e 9,8 metros de largura, carregado na sua totalidade pode chegar até 945 toneladas. É utilizado por mineradoras de classe ultra e é proibido circular fora da área de atuação da mineradora.
http://www.youtube.com/watch?v=hADFXb6TnPI

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